terça-feira, 7 de setembro de 2010

GUERRA FRIA - A CORRIDA ESPACIAL


A corrida espacial foi uma das formas de manifestação da rivalidade entre Estados Unidos e União Soviética. Um dos marcos iniciais da corrida espacial foi o lançamento pela União Soviética, em 1957, do primeiro satélite artificial, o Sputnik. Quatro anos depois, os soviéticos promoveram o lançamento da nave espacial Vostok I, tripulado por Yuri Gagarin, o primeiro astronauta a fazer o vôo orbital em torno da Terra. Apesar desse pioneirismo soviético, em 1969 os Estados Unidos enviaram à Lua a nave espacial Apollo 11, consagrando o astronauta Neil Armstrong como o primeiro homem a pisar no solo lunar.

Leia duas notícias publicadas durante a Guerra Fria, na União Soviética e no Brasil, respectivamente:


“A criação de satélites artificiais da Terra é uma tarefa que somente os países mais desenvolvidos técnica e científica e industrialmente são capazes de compreender. E só dois países, o nosso e os Estados Unidos, empenharam-se na solução desse problema. Somos os primeiros a resolvê-lo com êxito. Tais são os frutos do trabalho livre e criativo do povo da nova sociedade socialista” Trud, 19 out. 1957, p. 1.


“Quando os cosmonautas americanos chegarem à Lua, ali encontrarão os cosmonautas soviéticos descansando placidamente –esta previsão espacial do redator do Pravda, de Moscou, foi discretamente esquecida pelos russos durante a semana passada, enquanto Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins, acompanhados por mais de 500 milhões de telespectadores faziam sua viagem à Lua [...]. A missão da Apollo 11 é uma prova de que os Estados Unidos são o país mais adiantado do mundo, de que a democracia é superior ao comunismo”.Revista Veja e Leia, 23 jul. 1969, pp. 38 e 40.


ESTUDO DIRIGIDO

1) Em que contexto histórico foram publicadas essas notícias?

2) O que há em comum entre elas?

3) No que elas divergem?

4) O que significava vencer a corrida espacial?

Nenhum comentário:

Postar um comentário